5 Estratégias efetivas para construir sua presença digital

 

 

“Eu já tentei vender no instagram, mas não deu certo, isso não funciona”

Se você pensou que usar a internet para vender seria só postar a foto do produto e dizer “compre agora”, provavelmente você não vendeu seus produtos e ainda acha que o marketing digital não funciona. Acertei?

A questão é que ter uma conta no Instagram não é , exatamente, ter uma presença digital, por isso pode ser difícil conseguir algum resultado.

Pensando nisso, preparamos 5 estratégias que vão te ajudar a construir sua presença digital e melhorar suas vendas online.

 

Por que ter presença digital é importante?

Ter uma boa presença digital é importante para construir a reputação de sua marca, aumentar o seu alcance e prover visibilidade para os seus produtos ou serviços, facilitando as vendas.

 

O que é presença digital?

Quão fácil é encontrar sua marca na internet? Irei supor que você venda roupas, ok? Se eu digitar no google: roupas + o nome da sua cidade, eu vou encontrar sua empresa? Ou ainda, nas redes sociais, você conversa com o seu público ou é mais genérico?

Ter presença digital não é somente estar na internet, mas também ter um posicionamento claro que ajude seu público alvo perceber sua marca e engajar com ela.

Veja agora, as principais estratégias para construir uma presença digital.

 

Estratégias para criar uma presença digital

1. Site

Quando você está pesquisando por algum produto ou serviço, qual a sua primeira ação? A minha, e a de milhões de outras pessoas, é procurar no Google.

Por isso, o ideal é que a sua empresa possua um site, que estará disponível 24h/d os 7 dias da semana. Ele deve conter informações como: a apresentação da empresa, contato, portfólio de serviços ou catálogo de produtos e redes sociais.

Para muitos, o seu Site será a primeira impressão de sua empresa, então cuide para que ele seja intuitivo, completo e bonito.

 

2. Blog

Quanto mais conteúdo você produzir maiores serão suas chances de aparecer e ser notado.

Em sites de pesquisa, como o google, uma das estratégias para o que o site de sua empresa apareça nas primeiras páginas é o Blog. Ao produzir conteúdos relevantes para o seu público, atuais e otimizados para SEO, você aumentará a possibilidade de seu site ser bem posicionado e facilmente encontrado pelo seu público.

 

3. Redes sociais

Em 2019, havia mais de 3,2 bilhões de pessoas usando as redes sociais, então estar presente nas redes sociais é, quase, obrigatório.

Mas isso não quer dizer que você (sempre) irá vender nas redes sociais, é importante conhecer cada uma delas, e definir quais serão os objetivos, o tom de voz usado e o conteúdo que será postado. Lembre-se! As pessoas usam as redes sociais para se conectarem com pessoas e empresas  que possuam propósitos e interesses relacionados aos delas.

Por isso, conheça o seu público e trace uma estratégia de uso das redes sociais.

 

4. E-mail marketing

O e-mail marketing não é tão utilizado pelos pequenos empresários, porém ele é uma ferramenta “chave” para desenvolver um relacionamento com o possível cliente e guiá-lo até a compra.

É necessário criar uma recompensa que será oferecida em troca do endereço de e-mail, geralmente um e-book ou infográfico.

 

5. Google meu negócio

Cadastrar a sua empresa no Google meu negócio segue a mesma linha de pensamento que a do site. Hoje, já se tornou um hábito pesquisar no google para achar empresas ou produtos que resolvam o seu problema.

Por isso, você deve manter o cadastro sempre atualizado com os contatos e endereços corretos, além de outras informações relevantes para seus clientes.

 

Conclusão:

“Ok, ter presença digital é importante, mas eu preciso estar em todos esses canais?” Depende.. Em primeiro lugar, você deve conhecer seus clientes, é por eles e para eles que você irá produzir conteúdos, então saiba onde o seu cliente busca informações, quais são seus interesses e crie sua estratégia.

 

 

Fale Conosco

Fale Conosco

Preencha o formulário e responderemos em até 24 horas!

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
CAPTCHA
Esta é uma questão para evitar spam.